A maior desmotivação do aluno para estudar é a tecnologia, pois estudar se torna algo bem cansativo e nada animador quando se tem ao lado um computador, um vídeo game, ou a televisão.
A maior motivação que se pode encontrar para estudar é saber que você será uma pessoa com conhecimento, terá ótimas notas no colégio, e será um grande profissional, pois quanto mais conhecimento a pessoa possui mais conhecimento ela irá querer ter.
Para os trabalhos escolares o melhor recurso encontrado é a internet, mesmo havendo alguns sites não confiáveis há sites com informações muito verdadeiras e que ajudam na hora de fazer o trabalho, várias revistas também ajudam bastante dependo do assunto do trabalho.
Para os estudos e principalmente pensando no vestibular é sempre bom estar atento as noticias do mundo, vendo nos canais de notícia, jornais ou sites confiáveis das redes de noticia.
Cada um tem seu método de estudo que também varia de acordo com a matéria.
O meu método sempre foi se antecipar com as matérias,assim fica muito mais fácil e tranqüilo de acompanhar o professor nas explicações da matéria e além de oferecer tempo para atualizar matérias passada, prestar muito atenção nas explicações do professor e o mais importante revisar o conteúdo dado.
Entretanto, tenho uma maior dificuldade de cumprir o ultimo citado, pois geralmente tenho problemas em focar nos estudos, assim acabo me distraído facilmente, isso ocorre devido ao tédio que passo nesse processo de estudo principalmente se o conteúdo para revisar for das matérias de exatas (física e matemática) ao qual meu interesse por elas é mínimo.
Contudo consigo contornar essa dificuldade estudando de forma alternativa e se adaptando a matéria proposta, como por exemplo:
No caso dos conteúdos de ciências humanas (história, sociologia, geografia) e biológicas (química e biologia), sempre procuro filmes, documentários e palestras, pois, assim o aprendizado se torna mais interativo, divertido e menos cansativo, tedioso.
Já na língua portuguesa, leio muito jornal, artigos e revistas mais sempre procurando o teor que "me prenda" à leitura, para que ela não se torne esgotante.
Em física e matemática,não existe solução no meu caso,é simplesmente sentar na cadeira,abrir o livro,fazer muitos exercícios e suportar ao maximo o aborrecimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário